quinta-feira, 7 de junho de 2007

Destino errado

Entrei no ônibus com um sensação estranha. Enquanto procurava meu acento, ouvi uma senhora (que falava muito alto, por sinal), dizer para a que estava a seu lado: “estou indo para cidade 'tal', você conhece?”. Ela nem esperou a outra responder (e bem que ela insistiu, pois parecia ter algo importante para dizer, mas não adiantou nada) e continuou a tagarelar. Sentei-me tentando absorver o que ela havia dito. Aquilo me intrigou. Afinal se ela estava indo para a cidade “tal“, quando o ônibus chegasse a um ponto ele seguiria outro rumo, logo, não iria para onde eu achava que estava indo (“meu destino”). Pronto. A sensação ruim vinha daí: tinha embarcado no ônibus errado. O motorista, não lendo minha passagem corretamente, não percebeu.
Nisso o ônibus já estava na estrada. Sim, entrei em pânico. Meu coração estava acelerado. Não me mexia. Já imaginava a situação constrangedora: eu me levantando, gritando para o ônibus parar, tropeçando na mala, todo mundo olhando para mim e alguém dizendo: “que idiota, como ela conseguiu pegar o ônibus errado?”.
Mas enquanto eu imaginava um reação que talvez nunca aconteceria, o ônibus havia chegado no ponto onde eu teria a confirmação do meu erro. Meu corpo já foi virando sem mesmo o automóvel fazer a curva. Aliás, ele não fez a curva. Continuou pelo caminho de sempre. Mal eu soltei o fôlego, aliviada, aquela senhora, que não havia se calado por um instante (sim, eu ainda a ouvia enquanto avaliava minha situação), levantou-se e ficou muda por um momento (que para ela era muito). Mas logo se pôs a gritar: “Motorista! Motorista! Pára o ônibus!”.
Desesperada ela pegou seus pertences e dirigiu-se apressadamente para a frente, nisso tropeçou numa das malas. Todo mundo a olhou, inclusive eu. Não sei se ouvi ou se foi minha imaginação, mas uma voz soou: “que idiota, como ela conseguiu pegar o ônibus errado?”


Tais Carla B. Cassemiro

Um comentário:

incantevolesage disse...

Q cronica (posso assim chama-la?)!!
A-do-rei, Mary!!
Digna de uma princess!
Kisses